quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Tamanho ideal do aquário

Para se criar kinguios, nada de aquários pequenos. Lembrem-se que são peixes que bem cuidados, atingem 20, 30cm. Além disso, tem a fama de sujões. Isso porque seu sistema digestório é um pouco diferente dos outros peixes. Eles não possuem estômago. Logo, "cagam" bastante. Necessitando assim de uma grande filtragem. E em aquários pequenos, níveis de amônia tóxica e nitritos aumentarão rapidamente.

Vejam esta foto:

                                                             Kinguio Oranda Bruce

Este é o Bruce. Já foi considerado pelo Guinnes  Book o maior kinguio do mundo. Maior do mundo ou não, ele é realmente grande. Então imagina este animal em um pequeno aquári?

Se algum vendedor tentar te passar um aquário menor que 100 litros para a criação de kinguios, não aceite (compre). Recomendamos esta litragem inicial para 1 kinguio. A cada kinguio adicionado, mais 40 litros. A desculpa que eles são pequenos, não cola. Eles tem um crescimento acelerado, portanto não é viável trocar de aquário de 4 em 4 meses por exemplo.

Exemplo: Comprei um aquário de 360 litros, quantos kinguios posso colocar nele?
                 -> 1 kinguio = 100 litros
                 -> 2 kinguios = 140 litros
                 -> 3 kinguios = 180 litros
                 -> 4 kinguios = 220 litros
                 -> 5 kinguios = 260 litros
                 -> 6 kinguios = 300 litros
                 -> 7 kinguios = 340 litros

Aproximadamente 7 ou 8 kinguios estariam bom pra um aquário deste tamanho. Claro, isso não é regra. Mas utilizar esses cálculos como base, já é um bom começo.

No meu aquário de kinguios (330 litros), tenho atualmente 8 kinguios. Fujo um pouco desta conta. Mas estou montado um lago aqui em casa, e provavelmente 1 ou 2 irão para ele.

Outro detalhe importante, não recomendo kinguio da variedade Cometa para aquários. Crescem muito, são esguios e rápidos. Melhor tê-los em lagos.

É isso aí, se for criar kinguios, comece por um bom aquário!

Fui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário